Skip Ribbon Commands
Skip to main content
SharePoint

2023.09.28 - Integração de medidas CBAM (mecanismo de ajustamento carbónico fronteiriço)

Chama-se a atenção para a entrada em vigor do Regulamento (UE) 2023/956  do Parlamento Europeu e do Conselho de 10 de maio de 2023.

​​

Chama-se a atenção para a entrada em vigor do Regulamento (UE) 2023/956  do Parlamento Europeu e do Conselho de 10 de maio de 2023 que cria um mecanismo de ajustamento carbónico fronteiriço (01.10.2023). 

Nos termos do n.º 1 do artigo 35º do Regulamento em apreço, “cada importador ou, nas situações abrangidas pelo artigo 32.o, o representante aduaneiro indireto, que tenha importado mercadorias num determinado trimestre de um ano civil, apresenta à Comissão, relativamente a esse trimestre e, o mais tardar, um mês após o final de cada trimestre, um relatório («relatório CBAM») com informações sobre as mercadorias importadas durante esse trimestre". 

As mercadorias abrangidas pelas medidas em apreço (enumeradas no anexo I do referido Regulamento) serão identificadas na pauta online pela sigla “CBAM" e estarão associadas à nota TM 967. As mercadorias originárias da Suíça, Islândia, Liechtenstein, Noruega, Ceuta e Melilha não estão abrangidas pelas medidas em causa.